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AMJ: anunciar o desaparecimento dos jornais é um erro
Da AFP
27/05/2009 | 10:35
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As vendas de jornais aumentaram 1,3% no mundo em 2008, e aqueles que anunciam a morte da imprensa escrita estão equivocados, afirmou nesta quarta-feira o irlandês Gavin O'Reilly, presidente da AMJ (Associação Mundial de Jornais).

"Os jornais impressos estão atravessando este ano uma fase muito difícil devido à crise que provocou a queda da publicidade", reconheceu, no entanto, O'Reilly em Barcelona, durante uma Conferência da AMJ sobre "O Poder da Imprensa Escrita".

O'Reilly, que também é diretor executivo do grupo Independent, com sede na Irlanda, criticou duramente os comentários dos meios de comunicação que anunciam a morte dos jornais. Segundo ele, isto é um erro, porque este ramo continua crescendo.

Dados preliminares apresentados pela AMJ mostram que as vendas dos jornais por assinatura alcançaram 539 milhões de exemplares por dia em 2008 no mundo, o que significa um aumento de 1,3% em relação a 2007 e de 8,8% em quatro anos, destacou O'Reilly.

O aumento chegou ano passado a 1,6% se considerados os jornais gratuitos, com 40 milhões de exemplares distribuídos por dia. Centenas de especialistas e editores de jornais participam nesta quarta-feira e na quinta-feira da conferência organizada na capital catalã pela AMJ, organismo que reúne 18 mil jornais em cinco continentes.




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